Bem-vinda ao História Transviada
Um espaço para conhecer, pesquisar, visualizar e divulgar a História a partir das pesquisas sobre dissidências sexuais e desobediências de gênero.
História Transviada reúne e organiza dados sobre teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação em História no Brasil que tratam de dissidências sexuais e desobediências de gênero. Os trabalhos foram identificados por meio de técnicas de mineração textual e estão sistematizados em formatos que permitem visualizações, buscas e gráficos para análises.
O objetivo é duplo: oferecer uma ferramenta de apoio a novas pesquisas acadêmicas e, ao mesmo tempo, contribuir para a construção de uma memória historiográfica sobre esses temas, ainda marcados por silenciamentos e lacunas nos estudos históricos.
Os dados foram obtidos a partir de mineração textual em fontes públicas (como o Catálogo da CAPES e repositórios digitais das universidades), analisados e organizados com critérios temáticos e metodológicos. Podendo ser reutilizados ou remixados, desde que citada a fonte.
O projeto nasceu como parte de uma pesquisa de doutorado realizada no Programa de Pós- Graduação em História, Política e Bens Culturais da FGV-CPDOC (Rio de Janeiro). E hoje segue como um Projeto de Extensão da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Quer conhecer a tese completa, com metodologia e resultados?
Clique aqui para acessar o texto na íntegra.
Primeira vez aqui? Assista ao nosso vídeo de apresentação e entenda como navegar e usar as ferramentas do portal. Clique aqui para ver o vídeo.
Acompanhe o projeto também no Instagram e no YouTube.
Envie sugestões, comentários ou dúvidas diretamente pelo site clicando aqui ou pelas redes sociais. O projeto está em constante atualização e aberto a colaborações.